O galagay vienense

Festas de luxo e por uma boa causa agitam Viena
Gala gay vienense

Conhecida por sua qualidade de vida, Viena circula entre as dez melhores cidades do mundo para se viver. Seus prédios luxuosos, palácios e teatros deslumbram. Talvez por isso seja um dos destinos mais procurados pelos turistas gays mundo a fora
A história desta belissima capital europeia se confunde com a própria história da homossexualidade. Não é de hoje que os gays têm desempenhado um papel de destaque na vida pública de Viena. Provavelmente o homossexual mais importante na história da Áustria foi o príncipe Eugénio de Sabóia (1663-1736) que libertou Viena de cerco turco e empurrou os otomanos de volta aos Balcãs.
Porém, não foi apenas no campo de batalha que Eugene vivia cercado exclusivamente por homens. Em sua vida particularo príncipeviviarodeado de romances homoafetivos e assumidos. Mantendo essa postura conseguiu expandir a base de poder durante os reinados de três imperadores. Sua forte influência sobre Viena permanece visível até hoje. O palácio de verão, Schloss Belvedere, é um exemplo impressionante.
Outroromance homossexual reconhecido publicamente pelos austríacos envolveu o imperador Charles VI e o conde Johann Michael Althan III. Em 1722 quando Althan morreu, Charles em seu luto declarou ter vivido com Althan longos 19 anos de amor e foi justamente nesse período que Viena floresceu. A construção do Karlskirche, a ampiação dos palácios de Scönbrunn e Hofburg foram algumas das marcas do seu reinado.
Já o arqueduque Ludwig Viktor (1842-1919) adorava a prática do cross-dress e dava muita dor de cabeça ao seu imão mais velho, o imperador Francisco José. Outras celebridades são Eduard Van der Nüll (1812-1868) e August Sicard von Sicardsburg ( 1813-1868 ) casal de arquitetos responsável pela construção da State Ópera, um dos mais importantes teatros do mundo.
Conhecida como capital mundial da música clássica, Viena também viu nascer uma linda história de amor entre dois de seus ilustres personagens. O compositor Franz Schubert (1797-1828) passou mais de dois anos vivendo com seu libretista Johann Baptist Mayrhofer. A relação está documentada em várias letras de canções escrita por Mayrhofer para Schuberte, também,na óperaAdrastque infelizmente não foi acabada.

Eventos gays

Atualmente a cena gay continua ditando moda. Grandes eventos durante o ano movimentam a cidade e enchem seus moradores de orgulho. O primeiro deles é o Rainbow Ball, um baile de gala no formato dos tradicionais de valsa vienense. A festa acontece em janeiro e dá inicio ao calendário anualde eventos LGBT da cidade. O local escolhido é o salão de baile do ParkhotelSchönbrunn um dos mais belos hotéis de Viena.
Em maio oLife Ball, ou Baile pela Vidaimpressiona. Com o objetivo de arrecadar fundos para instituições que combatem o HIV na África, uma luxuosa festa a fantasia acompanhada de desfiles e leilões acontecem durante dois dias no imponente prédio da prefeitura e reúne uma multidão de celebridades, artistas, top models e politicos influentes.Nomes como Bill Clinton, Elton John, Rick Martin, Naomi Campbel, Cindy Cralford e Roberto Cavalli fazem questão de comparecer.
Em junho, mês da diversidade, a cidade é tomada por uma sequência de eventos que lotam a cidade de turistas de toda Europa. É quando acontecem o QueerFilm Festival (Festival de Cinema LGBT de Viena), o ViennaFetish Spring e a semana da parada gay.
No mês de outubro, paralelo ao OctoberFest, foi criado o Rosa WienerWiesn-Fest, uma versãoLGBTdo evento que inclui além da farta oferta de cerveja, shows e atrações gays.

Axel Miami – Banner